terça-feira, 31 de agosto de 2010

Leitura Dinâmica. PDE em Ação!



31/08/2010

O projeto Leitura dinâmica teve a participação das alunas do 6º ano:
Sara Cristina Machado Ribeiro, Lendo um poema lírico-juvenil de Emile Brontë:

A Vida

A vida, acredita, não é um sonho
Tão negro quanto os sábios dizem ser.
Frequentemente uma manhã cinzenta
Prenuncia uma tarde agradável e soalhenta.
Às vezes há nuvens sombrias
Mas é apenas em certos dias;
Se a chuvada faz as rosas florir
Ó porquê lamentar e não sorrir?
Rapidamente, alegremente
As soalhentas horas da vida vão passando
Agradecidamente, animadamente
Goza-as enquanto vão voando.
E quando por vezes a Morte aparece
E consigo o que de Melhor temos desaparece?
E quando a dor se aprofunda
E a esperança vencida se afunda?
Oh, mesmo então a esperança há-de renascer,
Inconquistável, sem nunca morrer.
Alegre com a sua asa dourada
Suficientemente forte para nos fazer sentir bem
Corajosamente, sem medo de nada
Enfrenta o dia do julgamento que vem.
Porque gloriosamente, vitoriosamente
Pode a coragem o desespero vencer.
Emile Bronte, 1818-48, escritora inglês, Life

Danielle Ribeiro Alves, Leu um poema de autor desconhecido:

Se Tudo Fosse Perfeito

Se as coisas fossem perfeitas
Não existiriam lições de vida
Não haveriam arrependimentos
E nem descobertas...

Se tudo fosse perfeito
Mãos não se uniriam
E sonhos não seriam valorizados.
Se tudo fosse perfeito
Olhares não se completariam
E gestos passariam despercebidos.

Se tudo fosse perfeito
As lágrimas não existiriam
As palavras seriam perfeitas...

Se tudo fosse perfeito
Eu pularia no abismo
Sem medo da morte
Pois asas eu ganharia...

Se tudo fosse perfeito
Eu atravessaria o oceano
Sem medo de ser levado pelas ondas
Sem receios de me perder em suas profundezas.

Se tudo fosse perfeito
Dores não existiriam
E a cura não seria procurada...
Se tudo fosse perfeito

Não haveria a busca pela perfeição...
Nada é por acaso
Pois nem o destino
É Perfeito!


Sarah Jaqueline Queiroz leu poema de sua própria autoria
A Pátria
Aluna: Sarah Jaqueline Queiroz

Pátria abria a janela
Pátria erguia a cortina
Pátria olhava e sorria
Pátria. “Bom Dia”!

Pátria é sempre a mais bela.
Pátria a mais sábia
Pátria sempre sorria
Pátria. “Bom Dia”!

Pátria pensaremos em você cada dia de nossa vida
Pátria a nossa profunda saudade, é que dizia
Pátria. “Bom Dia”!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Folclore Brasileiro

Semana do Folclore Brasileiro

Professora Jucelene Virgínio Machado

Professora de Apóio Maria Neusa

A HISTÓRIA DA IARA

Narrador: Era uma vez uma sereia que estava sentada numa pedra que penteava seus lindos cabelos com seu pente de ouro. Vieram duas crianças pela floresta e viu aquela linda sereia penteando seus lindos cabelos com um pente de ouro. As crianças falaram:

Marília: Como você é linda!

Valdinene: Qual é o seu nome?

Iara (Alequessandra): Eu me chamo Iara!

Valdinene: Por que você fica nesta pedra penteando seus lindos cabelos?

Iara (Alequessandra): Porque gosto de pentear meus cabelos sempre que for preciso, mas quando tem algo em perigo, largo meu pente e vou salvar. Sou a protetora das águas.

Dinamizadora Cáthia Patícia
Cabeceiras-Goiás, 24 de Agosto de 2010


O contador de Histórias




Folclore Brasileiro

Semana do Folclore Brasileiro

Professora Jucelene Virgínio Machado

Professora de Apóio Maria Neusa

5º Ano “A” Vespertino


O Boto Rosa”

Narradora: Era uma vez no Rio da fazenda onde eu morava, eu ia passear as margens do rio e logo aparecia um lindo Boto Rosa que vinha vagarosamente em minha direção. Eu conversava com ele e ele respondia e às vezes me entendia, mas que minha própria família. Hoje ele se tornou o meu bichinho de estimação.

Quando se sentia ameaçado pelos jacarés vinha desesperadamente pedindo que o salvasse.

Débora: Eu vou te salvar, vou preparar uma armadilha.

Boto: Está certo.

Débora: Assim que os jacarés aproximarem eu vou jogar peixes mortos para eles, só assim eles esquecem de você e podemos pegá-los e levá-los para o zoológico mais próximo, assim eles não ameaçam e nem sentem ameaçados.

Narradora: O Boto ficou muito feliz com a ideia e perguntou:

Boto: Qual é o seu nome?

Narradora: e ela respondeu:

Débora: Meu nome é Débora.
Narradora: Ele então perguntou:
Boto: Quer namorar comigo?
Narradora: Débora responde:
Débora: Como posso namorar com um Boto?
Narradora: O Boto responde:
Boto: Podemos namorar, pois nas noites de Lua Cheia eu me transformo em um lindo rapaz.
Débora: Então encontraremos na barraca de algodão-doce na praça da cidade lá poderemos nos encontrarmos e irmos a festa junina.
Narradora: Chegou o grande dia. Eles encontraram e foram juntos para a tradicional festa junina, lá eles dançaram a noite toda, se casaram e forma felizes para sempre.
Todos: Como é bom apaixonar por um boto Rosa.
Interpretações:
Narradora: Luciana
Boto Rosa: Larissa
Débora: Jaqueline
Boto que se transformou em um rapaz: Thaís

Dinamizadora Cáthia Campos

Cabeceiras-Goiás, 24 de Agosto de 2010

Projeto O contador de Historias, Professora Kysa

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER






PROJETO:




O CONTADOR DE HISTÓRIAS:

A SEMEAR...

HISTÓRIAS


UNIVERSAIS PARA A


EDIFICAÇÃO


DA


PESSOA

HUMANA







IDEALIZAÇÃO E
REALIZAÇÃO:

KYSA GODOY







AGOSTO/2010

JUSTIFICATIVA







“NÃO NOS CANSEMOS
DE FAZER O BEM”


(Gálatas 6:9)









Estamos vivendo uma época difícil para nossa sociedade, cabe à escola, atualmente, não somente a responsabilidade de transmitir apenas conteúdo a seus alunos. Hoje, com os conflitos e desestruturas familiares latentes, a escola tornou-se um referencial de reorganização familiar, instruindo e educando filhos e também pais.
Conscientes que o professor regente e equipe pedagógica da escola, sozinhos, pouco podem fazer diante da complexidade de tal problemática, este projeto surge como apoio para os educadores.
A tarefa é, semear sementes (palavras), de “resgate“ à: DIGNIDADE, RESPEITO, ESPERANÇA, UNIÃO E AMOR, em “terras secas”.




















OBJETIVO GERAL









Utilizar as histórias universais e seus valores, para modificar ambiente familiar e escolar, trabalhando auto estima de pais e alunos, desenvolvendo a Inteligência Intrapessoal e Interpessoal.














OBJETIVOS ESPECÍFICOS






Trabalhar com as famílias (pais ou responsáveis), a Educação Emocional de si próprios e de seus filhos e envolvê-los na educação escolar de seus filhos.
Resgatar a união e o amor na família, estruturando-os emocionalmente.
Conscientizar os pais ou responsáveis, de suas contribuições “positivas”ou “negativas” na formação da auto estima de seus filhos.
Valorizar as crianças com necessidades educacionais especiais, e seus familiares, participando do projeto.









METODOLOGIA







Uma vez por mês, durante uma semana, contar histórias nas turmas do 5º Ano, 6ºAno e 7ºAno vespertino, fazendo-os interagirem com a história oralmente e pedagogicamente.
Despertar o interesse dos ouvintes, valorizando o trabalho, através da personificação dos personagens; utilizando a “ Caixa dos Milagres “, com materiais diversos, como papéis coloridos e variados, tintas, giz de cera, lápis de cor, materiais alternativos, propiciando um momento para a arte terapia, com pinturas, desenhos, modelagens, música e dança.
Criar oportunidades de participação ativa de todos os alunos incluindo os alunos com necessidades especiais e com transtorno de comportamento, através de apresentações, teatros, histórias em libras com tradução, brincadeiras, gincanas, destacando suas potencialidades.
Realizar reunião com os pais ou responsáveis, uma vez por mês, contando histórias e seus valores, informando, esclarecendo e instruindo-os.








BENEFÍCIOS DA ARTERAPIA:

Melhorar a comunicação consigo mesmo e com o outro
Favorecer a busca da harmonia e do equilíbrio da vida



INFORMAR: Dar informe ou parecer sobre, comunicar
ESCLARECER: Iluminar; alumiar; tornar claro; compreensível
INSTRUIR: Transmitir conhecimento a; ensinar; ensinar como proceder ou transmitir instruções










BIBLIOGRAFIA




Antunes, Celso. Inteligências Múltiplas. 2ª Ed. São Paulo: editora Salesiana, 2003

Armstronge, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. Porto Alegre: Artemed Editora S.A, 2ª Ed. 2008.

Beatriz, Ana. Mentes Inquietas. TODA: Desatenção. Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Célia, Mirian Castellain Guebert. Inclusão: uma realidade em discussão.
Curitiba: Ibpex, 2007.

C.A, Dalka Ferrari; C.C Tereza Vecina. O fim do silêncio na violência familiar Teoria e Prática. São Paulo: Ágora, 2002.

Dockrell, Julie; McShane, John.Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 2000.

Fant, Cléo. Fenômeno Bullyng. Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Programa Educar para a Paz.2ª Ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.

Ferreira, João de Almeida. Bíblia Sagrada. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

Gottman, John, Ph.D; DeClaire, Joan, Prefácio de Daniel Goleman. Inteligência Emocional E a Arte de Educar Nossos Filhos.

Gonçalves, Simone de Assis; Pires, Renata Pesce; Quintes, JovianaAvanci. Resiliência Enfatizando a Proteção dos Adolescentes. UNICEF. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Glat, Rosana. A Integração Socialdos Portadores de Deficiência: Uma reflexão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006

Linhares, Jorge. Bêncão e Maldição.

Projeto Leitura Dinâmica (prof. Nilva e Marina)


Alunas do 8º ano fazendo leitura dinâmica de seus textos.


Brasil
Ester Lucas de Almeida

Meu Brasil é muito lindo,
onde todos os dias contemplo
o sol saindo!

Meu Brasil é fantástico, e que
a gente fica feliz todo dia!

O Brasil é engraçado,
umas mulheres tem noivas
e uns homens, namorados!

O Brasil é fascinante,
porque todo dia é data importante.

O Brasil é um lugar de gente feliz,
aqui a tristeza anda por um triz!

O Brasil é uma mistura:
índio, preto e branco,
tem gente bonita
e tem gente puro espanto!



Meu Tempo
Edilene Clementino de Lima

Quero que meu tempo na terra
seja dado em virtudes,
quero a todos amar.

Eu quero que a dor não exista
que a vida floresça
vendo o amor triunfar.

Quero ver feliz a criança
ver a luz da esperança,
neste mundo brilhar.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aula de História Professora Marilandia (Pátio da Escola)





Alunos Estudando a Constituição Brasileira
Postado pela Dinamizadora Marina

Mostra Tecnologica

Não Espere Por Um Milagre, Faça Um...

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.