segunda-feira, 28 de março de 2011

Poesia na RUA






Finalizando a semana do projeto da poesia na rua, visitamos: Colégio Estadual Oemis Virgínio Machado, Escola Municipal Matias Pereira, Escola Municipal Laís Inácio, com os alunos do nono ano, e alguns alunos de outras turmas. As poesias apresentadas:


Minha Terra
Manuel Bandeira
Saí menino de minha terra.
Passei trinta anos longe dela.
De vez em quando me diziam:
Sua terra está completamente mudada,
Tem avenidas, arranha-céus...
É hoje uma bonita cidade!
Meu coração ficava pequenino.
Revi afinal o meu Recife.
Está de facto completamente mudado.
Tem avenidas, aranha-céus.
É hoje uma cidade bonita.
Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!
Aluna: Célia
Canção Mínima
Cecília Meireles

No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta
Aluna: Rayane
Terra
Fernando Pessoa
...A terra é sem vida, e nada
Vive mais que o coração...
E envolve-te a terra fria
E a minha saudade não!
...Tenho vontade de ver-te
mas não sei como te aceitar
passeias aonde não ando
andar sem te encontrar...

Alunas: Taliane e Valdineia


Falando de Amor
Charle Baudelari
A vida me deu mais do que eu pedi e mereci. Tenho a Zélia , isso me basta.
Aluno: Rafael

Vera Marta
Manuel Bandeira
Ver-te e amar-te, Vera Marta,
Obra foi de um só momento,
Nada mais ponho na carta:
Não é preciso, nem tento.

Por: Isabel e Maria Isabel

A paz que eu Quero
Autor desconhecido
Paz
é o que eu quero comigo.
Felicidade
para o meu coração.
Quero viver
como vivem os lírios.
Elevo a Deus,
esta minha canção.
Quero
só sentir harmonia,
transmitir alegria,
só bondade ofertar.
Quero
que meu tempo na Terra
seja dado em virtudes.
Quero a todos amar.
Eu quero
que a dor não exista,
que a vida floresça
vendo o amor triunfar.
Quero
ver feliz a criança,
ver a luz da esperança
neste mundo brilhar.

Aluna: Edilene

Pra Você
Autora: Aluna Ester
Quando eu for embora
Lá pro Oriente
Você é o meu amor
E não sairá da minha mente

No dia da despedida
Eu vou dizer à você, querida
que é um pedaço da minha vida.

Um dia sonhei com eu e você,
Vivíamos felizes
para nunca mais morrer.

Tornou-se realidade,
mas agora na verdade,
tivemos que nos separar
Sem saber o dia de se encontrar.

Você é a flor que destaca
em meu jardim
Você é importante e
foi feito para mim.

Pela própria aluna: Ester

Aula de Português
Carlos Drumond de Andrade
A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, equipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.

Um comentário:

  1. Excelente.
    Mais uma vez o projeto foi um sucesso.
    A participação dos alunos foi muito proveitosa, e mostrou que todos somos capazes, quando nos dedicamos.

    ResponderExcluir

Mostra Tecnologica

Não Espere Por Um Milagre, Faça Um...

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.