sexta-feira, 29 de abril de 2011

Automedicação






A automedicação é uma prática muito comum adotada pela grande maioria da população e a mídia tem uma grande parcela de culpa nesse processo. Um exemplo é aqui no Município de Cabeceiras, que por ser uma cidade pequena, onde todos se conhecem, sabe dos males dos outros é comum a troca de experiência e a recomendação de medicamentos. Ou outros casos pessoas leigas prescrevem verbalmente medicações, e a população deixa de ir ao médico para se consultar com eles, ainda dizem que a medicação dos leigos é acertada e mais eficaz que a do médico. Como foi dito anteriormente, é uma questão cultural e difícil de mudar. Ai um ponto positivo desse trabalho, as reflexões e a conscientização deve ser feita na escola por atingi os jovens que são capazes de mudar a realidade em seus lares.
Pois, os perigos da automedicação são muitos, pode causar desde uma leve alergia medicamentosa até uma grave intoxicação. Além de mascarar alguns sintomas de doenças mais grave, atrasando o diagnóstico e comprometendo o tratamento. E ainda pode causar também resistência de alguns microrganismos. Assim, a questão da automedicação é uma questão de prevenção e de saúde pública.
A palestra proporcionou aos alunos dialogar com profissionais e ao mesmo tempo atingir pontos de reflexão para a não realização da auto medicação e que buscou atingir o objetivo principal proposto que foi discutir junto à comunidade escolar do Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser os riscos da cultura da automedicação e os danos a saúde do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Tecnologica

Não Espere Por Um Milagre, Faça Um...

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.