COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER
PROJETO:
O CONTADOR DE HISTÓRIAS:
A SEMEAR...
HISTÓRIAS
UNIVERSAIS PARA A
EDIFICAÇÃO
DA
PESSOA
HUMANA
IDEALIZAÇÃO E
REALIZAÇÃO:
KYSA GODOY
AGOSTO/2010
JUSTIFICATIVA
“NÃO NOS CANSEMOS
DE FAZER O BEM”
(Gálatas 6:9)
Estamos vivendo uma época difícil para nossa sociedade, cabe à escola, atualmente, não somente a responsabilidade de transmitir apenas conteúdo a seus alunos. Hoje, com os conflitos e desestruturas familiares latentes, a escola tornou-se um referencial de reorganização familiar, instruindo e educando filhos e também pais.
Conscientes que o professor regente e equipe pedagógica da escola, sozinhos, pouco podem fazer diante da complexidade de tal problemática, este projeto surge como apoio para os educadores.
A tarefa é, semear sementes (palavras), de “resgate“ à: DIGNIDADE, RESPEITO, ESPERANÇA, UNIÃO E AMOR, em “terras secas”.
OBJETIVO GERAL
Utilizar as histórias universais e seus valores, para modificar ambiente familiar e escolar, trabalhando auto estima de pais e alunos, desenvolvendo a Inteligência Intrapessoal e Interpessoal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Trabalhar com as famílias (pais ou responsáveis), a Educação Emocional de si próprios e de seus filhos e envolvê-los na educação escolar de seus filhos.
Resgatar a união e o amor na família, estruturando-os emocionalmente.
Conscientizar os pais ou responsáveis, de suas contribuições “positivas”ou “negativas” na formação da auto estima de seus filhos.
Valorizar as crianças com necessidades educacionais especiais, e seus familiares, participando do projeto.
METODOLOGIA
Uma vez por mês, durante uma semana, contar histórias nas turmas do 5º Ano, 6ºAno e 7ºAno vespertino, fazendo-os interagirem com a história oralmente e pedagogicamente.
Despertar o interesse dos ouvintes, valorizando o trabalho, através da personificação dos personagens; utilizando a “ Caixa dos Milagres “, com materiais diversos, como papéis coloridos e variados, tintas, giz de cera, lápis de cor, materiais alternativos, propiciando um momento para a arte terapia, com pinturas, desenhos, modelagens, música e dança.
Criar oportunidades de participação ativa de todos os alunos incluindo os alunos com necessidades especiais e com transtorno de comportamento, através de apresentações, teatros, histórias em libras com tradução, brincadeiras, gincanas, destacando suas potencialidades.
Realizar reunião com os pais ou responsáveis, uma vez por mês, contando histórias e seus valores, informando, esclarecendo e instruindo-os.
BENEFÍCIOS DA ARTERAPIA:
Melhorar a comunicação consigo mesmo e com o outro
Favorecer a busca da harmonia e do equilíbrio da vida
INFORMAR: Dar informe ou parecer sobre, comunicar
ESCLARECER: Iluminar; alumiar; tornar claro; compreensível
INSTRUIR: Transmitir conhecimento a; ensinar; ensinar como proceder ou transmitir instruções
BIBLIOGRAFIA
Antunes, Celso. Inteligências Múltiplas. 2ª Ed. São Paulo: editora Salesiana, 2003
Armstronge, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. Porto Alegre: Artemed Editora S.A, 2ª Ed. 2008.
Beatriz, Ana. Mentes Inquietas. TODA: Desatenção. Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Célia, Mirian Castellain Guebert. Inclusão: uma realidade em discussão.
Curitiba: Ibpex, 2007.
C.A, Dalka Ferrari; C.C Tereza Vecina. O fim do silêncio na violência familiar Teoria e Prática. São Paulo: Ágora, 2002.
Dockrell, Julie; McShane, John.Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 2000.
Fant, Cléo. Fenômeno Bullyng. Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Programa Educar para a Paz.2ª Ed. Campinas, SP: Verus Editora, 2005.
Ferreira, João de Almeida. Bíblia Sagrada. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
Gottman, John, Ph.D; DeClaire, Joan, Prefácio de Daniel Goleman. Inteligência Emocional E a Arte de Educar Nossos Filhos.
Gonçalves, Simone de Assis; Pires, Renata Pesce; Quintes, JovianaAvanci. Resiliência Enfatizando a Proteção dos Adolescentes. UNICEF. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Glat, Rosana. A Integração Socialdos Portadores de Deficiência: Uma reflexão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006
Linhares, Jorge. Bêncão e Maldição.
O Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser localiza-se na Avenida Vicente de Paula Souza, no Centro de Cabeceiras - Goiás. Nossa Missão é Proporcionar um serviço de qualidade para formar cidadãos críticos e conscientes para agir na transformação da sociedade com intensa criatividade e amor ao próximo. Visando sermos reconhecidos, respeitando alunos, pais, comunidade, equipe escolar, propiciando oportunidades iguais com transparência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mostra Tecnologica
Mostra tecnológica
View more presentations from Seear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário