quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto Leitura Dinâmica (prof. Nilva e Marina)


Alunos do 9º ano

Renato Basílio Xavier

Os viajantes e o urso

Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
__ O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
__Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por ai viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Camila Cláudia L. de Oliveira

A História da Independência

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso pais, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta da corte de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”

O processo da Independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela Independência.
O príncipe fez uma rápida viagem á Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho de Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!” Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil,. No mês do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estdos Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de um grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte à D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou .
Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, este é o nome completo de D. Pedro I.


Gabriel Henrique Rodrigues

Adolescência
Adolescência
Palavra que desperta emoção...
Uma chuva de imagens e informação.
Um verdadeiro vulcão em constate erupção...
A implicância daquela professora...
O carinho por aquele professor...
O desespero pra passar na prova...
A vontade de chegar o recreio e encontrar sua paixão.
Achar que toda paixão e amor
E que todo amor e o grande amor da sua vida.
Sofrer...
Pensar que os grandes problemas só afetam os outros
E perceber que está completamente enganado.
Descobrir que os pais também erram,
que as mães também sofrem
E que o colo deles te fará muita falta depois que partirem...
Ter os amigos por perto,
curtir as férias,
curtir as férias,
curtir os porres,
E viajar...
Mudar sempre de idéia,
Ter um turbilhao de emoções e opniões
Em apenas um minuto.
Não ter medo de errar
E aprender com os próprios erros.
Se deparar com o inesperado,
Plantar sementes do futuro,
Optar pelos caminhos a seguir.
E se divertir.
Se divertir muito!
Dançar
A ponto de não perceber que o tempo passa rápido demais
E quando menos se espera,
o futuro se apresenta,
Sem perguntar se já viveu o suficiente dessa fase da vida.
Por isso...
Carpe diem
Para quando o amanhã virar hoje,
O ontem não se tornar uma frustração,
Mas sim uma saudade.
Uma grande, enorme saudade...

Postado pela dinamizadora Marina

Um comentário:

Mostra Tecnologica

Não Espere Por Um Milagre, Faça Um...

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.