sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Relatório do projeto "O contador de Historias"








COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR ALFREDO NASSER


RELATÓRIO DA 1º REALIZAÇÃO DO PROJETO:
O CONTADOR DE HISTÓRIAS: A SEMEAR...
HISTÓRIAS UNIVERSAIS PARA A
EDIFICAÇÃO DA PESSOA
HUMANA




No dia 25.08.2010, iniciei a realização do Projeto, com as turmas do 6 e 7 Ano vespertino, com a história do livro: A Velhinha Que Dava Nome às Coisas, de autoria de Cynthia Rylant, ilustrado por Kathryn Brown, tradução de Gilda Aquino, editora BRINQUE-BOOK.
O livro conta a história de uma velhinha solitária, que dava nome aos objetos que possuia, pois todos os seus amigos já haviam morrido.
Caracterizada de vovó, apresentei essa história para as duas turmas, que estavam sentados como platéia, e, utilizando estratégias pedagógicas, através de perguntas já elaboradas por mim, discutimos vários assuntos sobre amizade: O que era amizade para eles, como fazer para cultivar uma amizade, o que achavam das más companhias... nesse ponto, abordamos questões sobre drogas, prostituição, pedofilia, diferenças existentes entre colegas de classe...
Finalizamos as perguntas com o questionamento sobre a figura de Jesus, que nos ensinou a amar o próximo. Para concluir a história, dividimos os alunos em grupos, e propus que fizessem um trabalho artístico com o tema: “A Árvore da Amizade”. O resultado pode ser conferido pelas fotografias, todos participaram ativamente, e foi com grande satisfação que acompanhamos a participação efetiva do começo do trabalho até o fim, de nossa aluna surda Aline.
No dia 26.08.2010, trabalhei com as turmas do 5 Ano A e B, o livro “ O Peixe Pixote”, escrito por Sonia Junqueira, ilustrado por Martin, da editora atica. É a história de um peixinho que nadava de olhos fechados no fundo de um lago, achando bonito somente a paisagem do lado de fora da água. Tudo mudou quando ele abriu os olhos, e viu que era lindo lá embaixo também, ele é que nadava com os olhos fechados.
Utilizando esse livro, trabalhei com eles sobre o medo e o valor da coragem...
para que “viajassem” na história, vendei-lhes os olhos com tiras pretas, e eles ouviram toda a história de olhos fechados. Concluindo o debate sobre o tema, “medo e coragem”, oramos o PAI NOSSO, relembrando que Jesus é o nosso maior anjo da guarda. Propus então, que se dividissem em grupos, para representar através da arte, o que assimilaram da história e da discurssão. O resultado final foi maravilhoso.
Para finalizar a primeira realização da proposta do projeto, no dia 27.08.2010, realizei uma reunião com as mães e um pai, desses alunos que trabalhei anteriormente. O tema da reunião foi: TEMPO PARA TUDO... TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO...(Eclesiastes 3). MÃES, FILHOS... E O VALOR DA DIGNIDADE. É TEMPO DE ESPERANÇA. Inspirado no livro: Mães fiéis Guardadoras – Série Mensagens n 84, autor Pr. Márcio Valadão, publicação da Igreja Batista da Lagoinha.
O livro começa contando a história de uma cidade pequena, que era abastecida pelas águas da fonte da montanha. Havia um homem que trabalhava desobstruindo qualquer impedimento que existisse nas fontes. Nesse livro, o autor compara às mães, ao “Guardador da Fonte”, pois as mães sãos as maiores responsáveis por ajudarem seus filhos à uma vida correta, honesta, digna. Através da educação familiar, escolar, dos cuidados diários, do amor, do exemplo, do interesse e valorização de inseri-los em uma comunidade religiosa (ação que muitos pesquisadores estão ressaltando sua importância). Escolhi desse livro também, duas histórias de mães “guardadoras da fonte”, foram: “A GUARDADORA DO MENINO SALVO DAS ÁGUAS” (História de Moisés – Êxodo 2:1-2); e “ MARIA, A QUE GUARDOU A FONTE DA VIDA” (Mãe de Jesus).
Essa reunião contou com a participação da aluna portadora de necessidades especiais, Bárbara, que decorou e declamou a poesia de Cora Coralina “ AOS MOÇOS”. Finalizamos a reunião fraternalmente, saboreando um delicioso caldo de frango, preparado por mim.
Todo o projeto, foi embasado de acordo com a bibliografia citada no projeto e também embasado no pensamento do professor e pesquisador inglês Ivor Goodson, que argumenta que: “A HISTÓRIA DE VIDA DOS PROFESSORES ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À SUA MANEIRA DE ENSINAR E APRENDER...” (Revista PÁTIO, ANO XI- N 43, AGO/OUT 2007).





KYSA GODOY
PROFESSORA DE APOIO



Postado pela dinamizadora Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostra Tecnologica

Não Espere Por Um Milagre, Faça Um...

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.

Reunião do Lançamento dos Candidatos para Formação do Conselho Escolar.